Reúne um acervo estimado em aproximadamente 30.000 exemplares, resultado de doações de intelectuais do Recife, do Brasil e do exterior.
Há diversas coleções temáticas: Obras Raras e Valiosas; Produção dos Acadêmicos; Coleção Camiliana do escritor português, Camilo Castelo Branco. Todas datadas nos séculos XVII, XIX, XX, XXI. Além de várias obras estrangeiras, a exemplo dos países da França, Espanha, Israel, Bélgica, Alemanha, Suécia, Itália.
O vasto acervo possui todas as áreas do conhecimento, tais como: Filosofia; Religião; História; Geografia; Biografias; Ciências Sociais (Sociologia, Ciências Políticas, Direito, Educação); Ciências Naturais (Astronomia, Paleontologia, Biologia, Botânica); Ciências Aplicadas (Medicina, Engenharia, Artes, Arquitetura, Escultura, Pintura, Música); Literaturas (nacionais e internacionais). O acervo também abrange a coleção dos dicionários especializados em sociologia, medicina, folclore, biobibliográfico, citações brasileiras , literatura portuguesa e brasileira, bilíngues, música, etc.
Das obras raras, a biblioteca possui uma versão portuguesa de 1887 da “Divina Comédia” de Dante Alighieri. O livro é ricamente ilustrado pelo famoso francês Gustave Doré que era conhecido por ser desenhista de vários autores clássicos: Balzac, Miguel de Cervantes, Edgar Poe, Lord Byron, entre outros.
Ainda, destacam-se a história dos suplícios e torturas praticadas no séc. XIX, editada em Paris, “Histoire des supplices et des tortures: le bourreau a travers les siècles” e o “Histórico da luta anti-tuberculosa em Pernambuco” de 1948, escrita por Octavio Freitas. Pioneiro no Estado no combate à tuberculose, liderou campanhas de vacinação em massa, lutou em prol da higienização das cidades e na prevenção de outras moléstias. O título traz um prefácio, em manuscrito, pelo escritor e sociólogo Gilberto Freyre.
O membro fundador da Academia Pernambucana de Letras, Carneiro Vilela, também está incluso no acervo histórico. Seu romance “A Emparedada da Rua Nova” tem a primeira edição publicada em 1886, bem como outras obras do autor já esgotadas para o público como a “Era maldita: 1889-1895”.
Consulte o nosso acervo
https://biblioteca.link/Biblivre5/apl/