Atendimento (81) 3268-2211
×

História do Solar

História do Solar

Sede da Academia Pernambucana de Letras desde 1966, a vivenda original de Ponte D´Uchôa foi adquirida em 1862 pelo próspero comerciante português, João José Rodrigues Mendes, o Barão Rodrigues Mendes, ficando sob a posse de sua família por mais de cem anos.

Ao longo desses anos, a dimensão do sítio e a feição da casa passaram por diversas ampliações e reformas. Faixas de terrenos foram adquiridas e incorporadas ao sítio primitivo e realizadas intervenções arquitetônicas e decorativas, com ampliação para abrigar novos cômodos, revestimento de fachadas com azulejos portugueses, instalação de piso de mosaico inglês e lustres de cristal. O artista francês Eugênio Lassailly foi encarregado de realizar várias pinturas murais, como a da então sala de jantar, atual Salão dos Acadêmicos. Mobílias de jacarandá foram trazidas da Áustria. Assim, aos poucos, a vivenda original deu lugar a um suntuoso e singular solar de traçado neoclássico, um raro exemplar da arquitetura de sua época.

AAA

Solar de Ponte D´Uchôa na primeira metade do século XX

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support