Atendimento (81) 3268-2211
×

Notícias

Escritor Peron Rios é eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras

Eleição ocorreu em reunião dos acadêmicos, na sede da APL, nesta segunda-feira, 18 de dezembro. O novo acadêmico foi eleito com 27 votos.

 

Nesta segunda-feira (18), foi eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras, o escritor Peron Rios, que ocupará a cadeira de número 28, vaga após o falecimento do acadêmico Vamireh Chacon, em setembro de 2023.

 

O novo acadêmico também é crítico literário e doutorando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFPE, Rios atua próximo às novas gerações incentivando o interesse pela escrita e pela Literatura e realiza palestras sobre as literaturas brasileira, moçambicana e francesa em várias universidades do Brasil e do exterior.

Recifense, Peron Rios nasceu em 03 de março de 1979 e conquistou a cadeira cujo patrono é o teórico musical e compositor pernambucano Luiz Álvares Pinto. A eleição ocorreu na sede da instituição, com 27 votos favoráveis.

 

“Eu me sinto feliz em integrar o quadro de acadêmicos de uma instituição tão prestigiosa, dedicada a preservar a nossa memória cultural. Merecer a confiança dos pares é motivo de imensa alegria e, ao mesmo tempo, um acréscimo de responsabilidade, no sentido de manter vivas as tradições, fazendo-as circular socialmente”, relata Rios.

 

Com a chegada ao rol de acadêmicos da APL, o novo integrante pretende desenvolver projetos de publicação – em convênio com outras instituições – de autores que integram a Academia e daqueles que deixaram uma obra que perdura até hoje. “Uma outra frente de ação importante é realizar novos convênios entre a Casa e as universidades do país, consolidando um relevante intercâmbio cultural, tão necessário perante os desafios que o contemporâneo impõe”, reforça.

 

Trajetória – Peron Rios é poeta, crítico literário e professor de línguas e literaturas. Dedica-se com maior ênfase às literaturas de língua portuguesa e de língua francesa, procurando aliar as obras históricas ao que vivamente se produz nos dias atuais. “O binômio tradição e novidade, tão caro a um poeta como Mário Faustino, é um requisito que me parece absolutamente necessário para o movimento seguro e permanente da inteligência”, explica.

 

Desenvolveu mestrado em Teoria da Literatura na UFPE, a respeito do romance “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto. Sua dissertação mereceu prêmio do programa de melhores teses, fomentado pelo Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE, o que resultou na publicação do livro “A Viagem Infinita: estudos sobre ‘Terra Sonâmbula’, de Mia Couto” (EDUFEPE).

Com artigos publicados no país e também referenciados fora do Brasil, no momento ele finaliza sua pesquisa de doutoramento, no PPGL-UFPE, dedicada à poesia e à crítica do escritor Mário Faustino. Seu mais recente livro de crítica literária se intitula “A Espiral Crítica”, editado pela Confraria do Vento, em 2020. O autor prepara, para 2024, seu novo livro de ensaios e um volume de poesia.

 

Para o presidente da APL, Lourival Holanda, eleger um novo acadêmico com o perfil de Peron Rios significa o interesse da instituição em ser uma associação de movimento, de criação e de invenção permanente. “Peron é um intelectual jovem, poeta, crítico reconhecido por seus pares aqui e no Sudeste, como Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira ou João Cezar de Castro Rocha, uma referência nacional na área. Ambos veem nele um dos melhores intelectuais de sua geração”, compartilha.

 

Sobre a Academia Pernambucana de Letras (APL)

A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco. Hoje, 122 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.


SERVIÇO

Academia Pernambucana de Letras

Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, PE

E-mail: apl.informa@gmail.com
Telefone: (81) 3268-2211
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h (agendamentos pelo (81) 3268-2211)

Instagram: academiadeletras_pe
Facebook: academiadeletras.pe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support