Atendimento (81) 3268-2211
×

Publicações

São os do norte que veem! – Luzilá Gonçalves Ferreira

Não lembro o nome do autor da frase acima, nem sei em que circunstancia foi pronunciada, mas ela chega a propósito, no momento em que, mais um nordestino, toma posse de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Pois é, meus irmãos, o Senhor José Paulo Cavalcanti Filho, como reza o convite oficial, será recebido por outro nordestino, acadêmico Marcos Vilaça, para tomar posse na ABL, no dia 10 de junho. Já confirmei minha ausência, conforme pede o convite, a amizade é grande e grande a alegria, mas o mundo é vasto, o Rio fica tão longe daqui, nesses tempos de… ”

Apesar do pequeno desdém, embora sem maldade, com que sempre, de modo geral, nos trataram “os do sul” , da Bahia pra baixo, o brilho de nossa atuação na ABL sempre teve de ser reconhecido – João Cabral, Bandeira, Mauro, Ledo Ivo, Austregésilo, Raquel, para só citar alguns, – e até calando o orgulho de ter tido um de GARANHUNS ( gostaram?) como presidente, o poeta Celso Vieira, nós todos nos alegramos com Zé Paulo e com a amada Lectícia, companheira de todas as horas. E eu penso em como hoje estariam felizes os pais, Maria Lia, a mãe que “sempre teve quinze anos”, conforme escreveu o filho, e o pai, doutor José Paulo, tão queridos no Recife. Esta é uma posse mais que merecida. Intelectual, estudioso de literatura e literato, – especialista em Fernando Pessoa, respeitado em Portugal, autor de vários livros de crônicas, de poemas e até de CDs de cantoria ao lado de poetas populares, entre os melhores, como Oliveira de Panelas, Zé Paulo coleciona amigos e esbanja simpatia, Recife afora. Vai, Zé Paulo, pega esse avião, mas beija o que resta do meu Rio de Janeiro, antes que um aventureiro lance mão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support