Sobre a APL

A Academia Pernambucana de Letras é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 26 de janeiro de 1901, por Carneiro Vilela e mais 19 escritores pernambucanos, com a missão de “promover a defesa dos valores culturais do Estado, especialmente no campo da criação literária”.
Foi a terceira academia de letras do Brasil, sendo precedida apenas pela Academia Cearense de Letras e pela Academia Brasileira de Letras.
A gestão da instituição fica a cargo da diretoria, composta por Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário Geral, Primeiro Secretário, Segundo Secretário e Tesoureiro. Com mandato de dois anos, cada gestão é encarregada da administração da instituição e da manutenção regular da programação cultural.
A Academia Pernambucana de Letras destaca-se no cenário local e nacional pela produção literária de seus acadêmicos, pela contribuição ao desenvolvimento da cultura literária, pelo estudo da língua portuguesa e por zelar e divulgar o patrimônio literário do Estado, dentro e fora dele.
Tais resultados são alcançados através da realização, individual ou colaborativamente, de seminários, colóquios, festivais e feiras literárias, prêmios literários, lançamento de livros, cursos, rodas de leitura, edição de livros e revistas, recitais de música, saraus, entre outras ações.